23 de abr de 2010

Cezar Peluso assume STF

O paulista Cezar Peluso, de 67 anos, é considerado um magistrado discreto. Ele iniciou a carreira de juiz há 37 anos e está no Supremo desde 2003.

Cezar Peluso vai comandar o Supremo Tribunal Federal até abril de 2012. E terá pela frente votações polêmicas. No discurso de posso disse que o Supremo não pode se basear em aplausos ou em críticas para tomar as decisões. “O aborto, a eutanásia, as cotas raciais a união de homossexuais e tantas outras, não pode a sociedade, irredutivelmente dividida das suas crenças, pedirmos a esta casa soluções peregrinas que satisfaçam todas as expectativas e reconciliem todas as consciências”, disse Cezar Peluso, presidente do STF.


Comento

Falam todas as reportagens que o novo presidente do STF tem um estilo discreto, parece-me mais uma crítica velada ao antigo, Gilmar Mendes. Com decisões tão polêmicas a frente, imagino ele debaixo dos lençóis assinando um "sim" ou "não" para garantir sua discrição. Será impossível, diante dos processos altamente complexos, do jornalismo onipresente e das minorias inacabáveis, não ser polêmico.

Peluso escolheu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer o primeiro agradecimento por sua chegada ao comando do STF. Ele é o primeiro ministro indicado por Lula a assumir o comando da Suprema Corte.

Nenhum comentário: